domingo, 12 de agosto de 2007

Eu vi...(texto antigo)

Eu vi de camarote o respeito acabando, a petulância aumentando, o desamor brotando, valores trocando, enfim, a educação indo por um caminho que não me agradava, sendo pisoteada e pisoteando seres humanos.


Com muito sacrifício e graças ao Enlaces sobrevivi aos últimos anos da minha fase na educação. Até que dia 13 de março de 2002 consegui me aposentar. Pensei no que fazer e tinha o Enlaces onde poderia ficar com a única parte que gostava na escola. Seria ver motivação e felicidade nos olhos dos alunos. "Emprestei" o Miguel Munhoz e fiz dela minha realização juntamente com Alda e Marli.


Como a maioria sabe, em 2004 mudei-me para Bragança Paulista e me afastei da educação por não suportar muitas coisas, principalmente no que dizia respeito à troca da falta de tolerância nos seres humanos.


Para não morrer de tédio montei uma infra estrutura e passei a "xeretar" em tudo que posso. Tenho banda larga e multi canal para interagir em tudo. Assisto programas, mando e-mail com comentários, enfim, tento não deixar de raciocinar. Kika e Marcos não me abandonaram e me ajudam muito a raciocinar e debater assuntos sobre educação.


Participo do Orkut, fraquinho, mas enfim encontro amigos lá como Veneza,Irene, Kika, Marcos, Elisa e fico observando mensagens alheias e qual não está sendo meu espanto ver que jovens, na linguagem deles, tem usado palavras como saudades, te gosto, te amo, te admiro.


Num programa bobo como BBB,onde não se respeita o ser humano com sua privacidade, confinando-os em uma casa e obrigando-os a conviver com as maiores diferenças, estou percebendo que quem agrada o telespectador não são os homens e mulheres de corpo estrutural e sim, o caráter. Lá dentro temos um professor-historiador, gay, preferido, que está dando aulas de bom caráter e solidariedade com os outros, mesmo sendo coagido por maus elementos. Ele está nos devolvendo a valorização,respeito e sensibilidade como profissional da educação.


A segunda preferida trata-se de uma moça que não tem silicone e nem é muito bela, mas é batalhadora, e é nesse valor que o povo está admirando-a. Por incrível que pareça, a terceira é uma miss com conteúdos na alma.


Dentro da casa confinados, não tem rolado sexo e percebe-se "papos cabeça". E QUERIDOS, por incrível que pareça o povo está escolhendo por valores e não por visual.


Sei que parece bobagem, mas eu estou feliz em notar essas mudanças. Sinto que o povo está sentindo falta do que é realmente de valor.


Há algum tempo atrás uma antropóloga pesquisou 1300 pessoas por um questionário, mas não via as pessoas. No final da pesquisa ela notou que todas as pessoas eram magras,altas, de cabelos lisos, loiras, mas nas perguntas em relação aos companheiros, as mulheres queriam homens inteligentes e amigos, e os homens queriam mulheres compreensivas. Ninguém disse em beleza.


Será, Meu Deus, que as pessoas estão percebendo e desenvolvendo a parte humana e espiritual? Estarão elas cansadas do desafeto? Decidiram descer do pedestal e olhar o ser humano, olho no olho?


É isso aí meus queridos, vamos aproveitar essa fase de bem querer e vamos mostrar para nossos alunos, professores e seres humanos em geral que é através de "gostosas" palavras que se conquista e podemos sonhar com um mundo melhor.


Esse é um país que não tem terremotos, maremotos, tsunami, mas tem pessoas que precisam ser encaminhadas para o lado solidário e tentar entender que a melhor coisa da vida e da satisfação pessoal é deitar e lembrar que durante o dia todo só foi tratado e tratou bem outro ser humano.


Não vamos desistir e nem nos conformar com pouca coisa. Nós merecemos muito mais. Carinho nunca é demais. Todo mundo gosta de ser agradado e o que não sabem, às vezes, é que é muito melhor agradar.


Mesmo num país onde diz que o brasileiro nunca desiste, fazem piadas que encontraram o dedinho do Lula, dão vagas em faculdades para índios e negros, como se eles fossem menos inteligentes que brancos, temos de perdoar essas falhas e desenvolver no ser humano a tal da humanidade.


Meninos, eu vi , estou vendo, estou gostando e continuo viva, apesar da "inutilidade" que às vezes me assombra.


Ah! "Beleza" é fundamental e eu continuo "bonitinha por demais", mas também saudosa por demais.

Márcia Morales

Nenhum comentário: