sexta-feira, 16 de abril de 2010

"A vida dedicada a outras pessoas"- Nilton Moysés

Acabei de ler mais um texto lindo do meu amigo Nilton Moysés no blog dele,http://fmodulada.blogspot.com/ e me veio mais um texto pessoal à minha cabeça.

Achei um texto de reflexão e de maturidade, coisas que os anos a mais nos proporcionaram.

Sempre fui uma pessoa que gosta de absorver aprendizados meus e através dos outros. Uma vez uma psicóloga disse para mim:
- Não viva a vida de suas filhas, senão chegará um dia que vc vai sufocá-las porque irá cobrar delas a sua vida.

Levei isso a sério e parti para a ação.

Nunca deixei que elas de pequenas interferissem em papos meus com amigos, dizendo que quando elas crescessem eu não ficaria sentada no meio dos amigos delas, então que não permitiria que elas ficassem ao meu redor e dos meus amigos.

Uma senhora de idade, uma vez me falou que era muito gostoso vir bater papo comigo aqui em casa, porque não tinha crianças interrompendo.

Quando chegavam meus amigos elas iam para o quarto brincar.

Nunca deixei de ir dançar se tivesse alguém de confiança para cuidar delas. Quando uma pedia para eu não ir dizia:
- Vou porque vou viver minha vida para depois deixar vcs viverem a de vcs.

Telefone quando era para mim, já deixava claro que ia conversar o tempo que eu quisesse.

Sempre foi explicado por mim com muito respeito e amor.

Hoje estou "gatosa" então fico mais na minha em casa, elas na delas e nos respeitamos muito.

No fantástico falou sobre um teste sobre mãe manipuladora e eu falei para a Marisa que iria fazer para ver que resultado dava. Ela me disse que não precisaria nem fazer porque eu não sou uma mãe manipuladora.

Fiquei feliz, fiz o teste e o resultado dizia que eu até tinha adquirido o direito de ser um pouquinho manipuladora de tão bom que foi o resultado.

O que eu não consigo hoje é que quando recebo visita ficam os meus três bichos comigo na sala. Isso eu resolvo trancando-os no quarto. É mais fácil do que dialogar com eles.

Voltando ao texto do meu amigo, se eu tivesse só me preocupado com elas, hoje estaria uma veinha amarga e um saco, porque é isso que vira quem se dedica só aos outros e esquece de si mesma.


3 comentários:

Unknown disse...

Aqui em casa a situação é inversa,
a Taty não precisa dizer nada, nem fazer nada,para que eu me sinta "presa" aos
seus calcanhares...rsrsrs
Mas tenho plena convicção que isso é meu, não é culpa dela.
Não cortei o cordão umbilical, ainda. Hábito, puro hábito,tento,
mas está difícil não incluí-la nos meus programas...rs
Teóricamente sei tudo, mas ñ consigo colocar em prática.
É óbvio que existem razões muito fortes para isso, que precisam ser administradas, reavaliadas revistas etc...
Bjo

FREQUÊNCIA MODULADA disse...

Foi clara o bastante e fechou coM chave de ouro. Afinal, todos merecem viver e ser feliz. Mas dedicar toda a vida aos outros mesmo que esses "outro" esteja tão próximo, ESQUECENDO-SE DA PROPRIA VIDA , acaba causando enormes danos.Parabéns e obrigado pela lembrança.

Ismênia disse...

É isso aí migaaaa, o equilíbrio é fundamental.
Se largarmos ou pegarmos muito, a situação COMPLICA!
bjs.