sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vida vai, vida vem

Meu pai sempre disse que "envelhecer não vale a pena". Pelo exemplo que ele me deu de idoso, só sei falar que ele conseguiu ser independente,pois renovou sua carta com 84 anos, exame de vista o médico diagnosticou, perfeita.Cuidou de sua conta bancária até os dois últimos meses de sua vida, andava 5 Kms por dia desde os cincoenta anos, quando descobriu ser hipertenso, tomou banho e foi ao banheiro sozinho, até quando ficou internado na semana que morreu.

Às vezes penso que ele não valorizava tudo isso que ele era capaz ou então sofria calado por algum motivo.

Mas a vida vai e a vida vem.

Agora estamos nós aqui e sei que a vida vai nos mostrar em realidade se ele estava certo ou não.Eu penso que não, porque estou caminhando para a terceira idade e cada vez gosto mais da vida,mas ele também gostava da vida, era alegre, gostava de amigos, piadas, dirigir, contar causos e principalmente rir. Uma vez contei uma piada pra ele, que era pesada e suja para contar para o pai, mas fui contando e pedindo desculpa, mas falei, o senhor não pode morrer sem saber essa piada. Ela é muito bem bolada e ele riu que se acabou.

Fico pensando no que ele pensava quando dizia isso.Daria anos da minha vida para compreender e digo pra mim mesma, porque não perguntei pra ele.Eu só sorria e dizia que ele só me dava alegria por estar vivo.

Desde os meus cinco anos que penso que meu pai iria morrer, quando peguei minha mãe chorando e dizendo que ela ia ficar viúva, porque ele estava doente. Ele foi mais doente de novo do que de idoso.

Mas a vida vai e a vida vem.

O que será que falaremos aos 84 anos. Vale a pena ou não envelhecer?

Será que chegaremos lá para responder isso?

O que nos acontecerá daqui a alguns minutos?

Desejo ser uma idosa como ele, mas já ter resolvido durante a vida, algum problema ou tristeza, que o fazia dizer isso.

Se a vida vai e a vida vem, sei que obterei a resposta de que seria eu ou não que o fazia dizer isso, mas pela convivência boa que tive com ele e o carinho com o qual eu o tratava, tenho quase certeza que não era eu que lhe dava esse motivo.

Vamos aguardar a volta da vida!

4 comentários:

Unknown disse...

Vale a pena envelhecer? Para mim vale, se você manter, como achei que seu pai mantinha, a ALMA DE CRIANÇA.

Unknown disse...

Vida vai ... ...Vida vem...
Você não é pequena, nada. É o que você escreve é prova disso lindo lindo lindo... ...mais que lindo, vem do sentimento, de dentro. Sinta-se grande. Deve ter sido uma grande professora, grande mãe e grande filha.
Abraços de quem aprendeu a te admirar.

Unknown disse...

Ah esqueci e é uma grande pessoa...

K. disse...

Eita, acho que concordo com teu pai. Num vale não, pra quem está ficando velho, mas vale para quem respeita e gosta da companhia.
Mammy's, quero isso pra mim, não senhora. Minha belíssima e amadíssima avó morreu com seus bem-vividos 104 anos. E só morreu pq as coisas pararam mesmo, nada de doenças sérias. Lembro dela e seus óculos vários, que eu limpava a cada instante; que ela procurava desesperadamente vasculhando a casa e, afinal, estavam com ela mesmo. Eu ria muito disso, de vê-la procurando, mas eu não dizia nada porque no fim eu queria rir COM ela e não DELA. E a gente morria de rir. Às vezes eu pensava que era um jogo da vó comigo, que ela sabia perfeitamente bem que os óculos estavam em sua cabeça ou no bolso, e que depois de um tempão nós riríamos feito doidas, juntas. Mas ela sempre dizia: a velhice é um saco, esqueço de tudo; espera que vc vai ver.
Como não terei ninguém para achar meus óculos e rir comigo, eu tenho medo. Mas vamos ver, né? A vida vai...
O Dan tá certo, vc é tudo isso e muito mais. E nesta tua casa escrita as coisas são lindas, até quando não deveriam ser.
Bjs bjs bjs:-)