quinta-feira, 26 de março de 2009

Causo do meu tio















OBS: ESSE É MEU TIO.

Eu tive um tio que quando eu tinha 16 anos, minha mãe falou:

-Márcia e Cleusa temos que ir à Marília, porque o tio Manoel está muito doente e ele pode morrer. A tia Nena e ele não tiveram filhos, então tenho que ir lá pra ajudá-la.

Pegamos o trem, 6 horas de viagem, chegando à estação, minha mãe pegou uma charrete e eu e minha irmã nos escondíamos atrás do pano, porque morríamos de vergonha e depois íamos ao centro da cidade fazer o “fut”. Sabe, NE? As moças andam pra lá e pra cá e os moços ficam parados. kkkk Isso era no meu tempo. Elas iam pensando “quem me quer?” e voltavam “quem me quis?” hahahahahahha

Aí chegamos à casa da minha tia e nos contaram que ele estava com enfisema pulmonar, sem nunca ter tido a felicidade de fumar(agora os anti fumo me pegam).

O meu tio passou a viver para o dia que fosse morrer.

Minha tia dizia:
-Manoel, você precisa comprar cueca, camisa, calça e sapato pra trabalhar.
-Pra quê? Eu vou morrer!

Nesse primeiro ano que ele sobreviveu só mandou fazer um terno pra ele ser enterrado.

Só para esclarecimento do causo, ele morreu e eu estava com 43 anos.

Foi operado de cinco coisas que não tinham nada a ver com a doença. E o terno? A gente colocava no Sol,todas as vezes que achávamos que ele podia morrer e com o passar dos anos, ele foi engordando, engordando.

Eu tinha uma amiga na escola, Sueli, que todo primeiro dia com os professores novos, ela dizia:
Essa é a Márcia, agora ela vai contar o causo do tio dela que não morria Puxava uma cadeira e escutava o causo todo de novo. Isso por uns 15 anos.

Quando ele finalmente morreu, eu contei a ela e percebendo que de fato eu estava triste, ela me abraçou, porque sabia que eu gostava muito dele, mas que a história era engraçada, isso era.

Ela esperou passar dois dias e falou:
-Márcia, posso lhe fazer uma pergunta? Ele foi enterrado com o terno?

Caímos na risada e eu falei:

-Su, o terno não servia mais e estava muito desbotado de tanto ir para o Sol durante 27 anos.

3 comentários:

Unknown disse...

Esse causo é mesmo muito bom e coitado do terno, se fosse comprado para uma festa, acho que seu tio ficaria lindo nele!!!!

Ismênia disse...

Foi aí que vc começou a fumar MUUUUUITO, não é dona Marcia? Curti e ri. Gostei mesmo! bjs.

Anônimo disse...

Adorei o "causo" sempre temos na família uma situação inusitada. Ontem mesmo lembrava com minhas irmães e a mamãe um "causo" engraçado... mais conto depois.
Bjs
Borboleta