terça-feira, 24 de março de 2009

O que devemos fazer numa escola

Tem que haver coerência entre teoria e prática, preocupando-se não somente com razão e formando críticos, mas PRINCIPALMENTE autocríticos, num processo sempre construtivo, isto quer dizer, entrelaçando um conhecimento ao outro.

Ser professor para mim é aquele que consegue fazer com que o aluno após uma aula, pense, se interessa, pesquise, reflita, deduza, questiona, discerne, enfim que fique motivado e etc, mas principalmente compare e use aquilo que ele aprendeu.

Você pode falar de várias maneiras sobre um conteúdo só, mas sempre tentando a proximidade com o real. Em coisas abstratas ninguém se interessa.

Outro dia fiquei feliz quando uma amiga minha falou para a outra, que eu fui uma professora de ciências que colocava os órgãos DENTRO dos alunos.

Para mim, já valeu 29 anos, fiquei realizada.Não sei se fiz deles a minha semelhança, coitados, mas não sofro remorso, então já está bom.

Acho que a escola deveria servir para preparar o cidadão para um futuro, nos quais pudesse usufruir tudo que absorveu.

Dizia sempre aos meus alunos que estudar é como se pegássemos uma mala vazia e fôssemos colocando tudo que aprendemos. Se deixássemos algum “buraco”, porque não nos dedicamos a aprender em alguma série, esse nunca mais seria preenchido de forma plena, pois um aprendizado “puxa” outro, e tem que ser seqüencial e lógico.

Numa escola devemos fazer como se escrevêssemos a nossa folha em branco. Nós mesmos colocaríamos tudo que tivesse sido importante e no final deixaríamos registrado somente o que valeu a pena e o que nos auxilia no dia a dia.

Questionamento aos professores.

Como você pode mudar um pouquinho que seja e sozinho, sua postura em relação a alunos?

O que você pode fazer para terminar um dia realizado?

Como poderia parar de sofrer e fazer outros sofrerem? Isso para os insatisfeitos.

Quais perguntas-chave você poderia fazer para uma classe ficar motivada e a atenção ficar só direcionada a sua aula?

Você tem jogo de cintura para as suas nuances e do seu aluno?

Você tem auto domínio sobre seus próprios sentimentos? Ou seus problemas pessoais interferem no seu relacionamento do dia a dia?

Os seus valores são constantes?

Você tem consciência de que para ter melhor salário terá de descobrir outras habilidades suas e mudar de profissão? Ou é por sua incapacidade de mudança que fica e só reclama?

Como você pode demonstrar que tem autoridade, mas com respeito?

OBS: CUIDADO porque o professor que é LEGAL, geralmente é aquele que não domina a sua disciplina e os alunos percebem, extrapolando na indisciplina.

Enfim, já APRENDI que é verdade que você só faz outro feliz, se você for feliz.

Encontre essa felicidade dentro de você.

Chega de sermos uma classe infeliz, procurem a felicidade nas pequenas coisas e encontrem.

Não é qualquer coisa que vai nos tirar a capacidade de enxergar felicidade.

Aprenda só isso por enquanto e verás que tudo fluirá normalmente.

Pense nas perguntas acima e MUDE, se precisar.

Educar é você PERCEBER o outro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eita, pau! M., às vezes ler estas tuas coisas de escola me dá saudade do tempo que eu vivia nisso. Mas só quando eu te leio; o resto do tempo quero é distância. Eu sei e não sei os motivos pra isto.
Infelizmente esta escola que vc fala e onde te conheci - e que eu falava, pela qual lutava etc e tal - está cada vez mais distante. No meu "otimismo" atroz, eu acho até que é impossível, não é coisa pros próximos 200 anos. Pra ser assim boa, com gente boa e de coração/intelecto bons, vai ser preciso extinguir tudo isso que está aí, lamentavelmente extinguindo até os poucos justos que porventura existam. Tem de começar do zero, sem vícios e sem malefícios, sem a roubalheira governamental, sem faculdades de beira de estrada, sem o pedagogês inútil e furado, sem grades nas janelas e portas, sem muita podridão de cadeia que é a escola agora. Tanta coisa pra ser feita que graças aos deuses eu já serei menos que pó. Quero mais escola, não.
Escola agora é isso aqui, a WEB. Aqui eu leio e aprendo e luto sobre escola, pq aqui tem vc, né não? Aí vale a pena. Fora disso, eu to fora.

Bjão giga procê, Mammy's.

Ismênia disse...

Educar e aprender junto, sempre.
Aprender e viver olhando sempre o próximo. O conhecimento é infinito e aí penso: Quantas coisas ainda virão... por exemplo: Estou fazendo comentário num blog da minha vizinha, descoberta por um orkut que algum tempo atrás eu tinha pavor de me conectar.
Vizinha: Me armei de coragem e estou vencendo. Parabéns para vc. bjs.