segunda-feira, 23 de março de 2009

Meu Pai Herói




Pai Herói - mp3
Fábio Júnior

Hoje voltei a reescrever esse texto, porque acho que falei pouco sobre um pai grandioso como eu tive e ainda tenho, porque acredito que onde ele estiver estará sempre olhando por mim.Um homem íntegro, que me ensinou desde a nadar, dirigir e todos os valores dos quais me orgulho.

Um homem que sempre me deu colo. Com seus oitenta e tantos anos, quando fui pedir colo ele me disse:
Filha, você é uma pessoa gostosa de se conviver, então agora, vá viver sua vida, cuide bem só de você, porque até hoje você cuidou só dos outros.

Sempre lembro do que ele disse, então agora noto que gosto mais de mim, procuro sempre estar bem arrumada, bem tratada e principalmente bem humorada. Uns dias caio pelo golpe de sua morte, mas sei que ele gostava de mim por causa da alegria e detestava me ver triste.

Eu procuro mesmo triste como estou, continuar sendo aquela Márcia que ele gostava. Muitas coisas sou como ele. Ele adorava a vida, assim como eu. Gostava de piadas e coisas alegres. Não gostava de quem reclamava da vida. Ele sentia que a vida era um presente de Deus, acho que por isso teve uma morte que foi uma "graça" de Deus. Sofreu sim, mas não tanto quanto iria sofrer pela doença que o abateu.

Ele sempre dizia que tudo acaba nessa vida, mas o nome da gente fica para sempre, por isso assino sempre meu nome, porque o dia que eu partir dessa vida, alguns se lembrarão de Márcia Morales.

Estou escrevendo o meu livro, porque acho que não quero só passar por essa vida, mas deixar para as minhas filhas, netos, familia e amigos um pedacinho de mim. Quero que o livro tenha a minha "cara". Estou me dedicando a ele como se dedicasse a um bem precioso. Estou amando de paixão, mas sinto que deveria ter escrito antes, para que meu pai pudesse lê-lo.

Ele sempre teve muito orgulho de mim nas pequenas coisas, imagine o que ele sentiria ao ler que falo de sua mãe, minha avó, que foi quem me ensinou a "pintar a vida".

Ele adorava meus causos e tinha muitos dele também. Nossa vida, eu e ele, era só alegria.

Tenho pena de quem não tem um pai tão completo como eu tive.

Quando deixei de escrever no meu blog, meus queridos amigos sentiram falta de mim e dos meus textos.

Quando escrevo gosto de estar bem e passar algo que nos faça melhorar e refletir sobre como sair de situações que a vida nos coloca dependendo ou não de nossa vontade.

Poderia descrever aqui sobre 97 dias mais difícies da minha vida, onde abandonei tudo e fui cumprir com o meu dever de filha. Desconectei de tudo, esqueci de mim, deixei a razão de fora e usei só o coração e percebi que diante de tanta impotência provada eu devia fazer algo por mim.
Pensei, o que posso fazer por mim?

Tomei um banho demorado, peguei uma escova pra esfregar e esfreguei tentando tirar a dor, a aura, renovar células, enfim tirar tudo e sair outra Márcia. Foi em vão.

Pensei no que li uma vez que em tudo a palavra certa é "aceitação", então tentei aceitar, e aceitei mas com muito sofrimento.

Retornei à minha vida e aos meus amigos, seis Kls mais magra. Enruguei??? Vixi. Assim mesmo continuo achando que a vida tem a cor que a gente pinta.

Voltando ao que eu ia fazer por mim, pintei os cabelos de luzes brancas e vermelhas. Tinha que voltar para as minhas filhas a mãe " louca" de sempre, já que não fui capaz de engordar.

Hoje voltei a escrever, rindo e chorando, mas o que importa é que voltei e pelos tesouros que conquistei, vcs, meus amigos.

Dedico esse simples texto ao meu pai que não me decepcionou nem pra morrer. Morreu como merecia, dormindo. Ele adorava o meu jeito de "sem noção" deixando sempre as "desgraças" leves e dando nó até em pingo d' àgua.

4 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente lindo e perfeito.
Ternura.
Senti o amor de filho...
Senti o amor de pai...
Senti a dor...
Senti a saudade...
Lindo texto, parabéns.
"Uma vez que o amor é eterno a morde não precisa ser encarada com medo"

Anônimo disse...

Luiz Henrique,

obrigada por ter partilhado comigo, todas essas emoções.
Fiquei feliz e vc apareça sempre por aqui.
Bjs
Márcia Morales

Anônimo disse...

M;
pra quem nunca teve pai, feito eu, isso é de dar uma bela noção do que seria ter um pai. Eu não tive. Mas tive avó e sobre ela eu poderia falar as mesmas coisas emocionadas e sentidas. Eu entendo quando vc chora e me liga - e eu nunca sei o que fazer pra te ajudar a melhorar, mesmo que seja um tantinho só. Desculpa.

Tua falta é a mesma minha, diária. Até hoje, muitos anos depois, eu choro por ela e tento pensar em como ela me ajudaria em momentos complicados e até felizes. Acho que às vezes eu acerto - mas muito às vezes, vc sabe. A beleza é que eu tento. Sempre. Acho que vc também, né não?

Portanto, acho que isso é o que basta. A gente carrega estas pessoas tão boas em nós, assim a gente fica um pouco melhor também.

É certo que eles, teu pai e minha avozinha (e alguns outros que vivem agora em outras bandas), estão por aí nos vendo, ajudando como podem, em sonhos e em memórias. Eu creio nisso. Tanto que hoje, numa coisa besta, besta de fato, ela sorriu pra mim com aqueles óculos na ponta do nariz e disse: "Tá vendo? É fácil, minha filha; hoje vc conseguiu de verdade." Fiz um purê de mandioquinha, pra montar um "escondidinho", que quando experimentei me veio todinho o sabor do mesmo prato que ela fazia, a mesma cor e fofura. Foi a primeira vez entre as tantas que fiz o mesmo purê. Fiz até um pratinho pra ela - e comi. Fiquei feliz.

Eles estão por aí, Mammy's. Não há dúvida. Teu pai há de ler teu livro por cima dos teus ombros enquanto vc o escreve; ele vai te falar: Não esquece disso, filha... Tem mais aquilo, conta... Conta aquela outra história também, minha filha...
E vc sem nem perceber, vai pensar que foi um pensamento de alma própria, mas vai escrever exatamente o que ele pediu. Depois ele vai rir, todo satisfeito e orgulhoso da maravilhosa filha atenciosa que ele criou.
Eu sei, Mammy's, creia em mim. Eles estão por aí. E são mágicos.
T'amo muitão.

Ismênia disse...

Seu pai cumpriu a missão com nota máxima.
E vc estava no caminho dele para ajudá-lo. Foi mútua a recompensa dos dois lados.
Agora vc passa para a frente com esse dom maravilhoso que Deus lhe deu. bjs.