quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quero ficar velha, mas não antiga

Quando expus no Ceará sobre "hormônios sexuais" falei a respeito da dopamina e serotonina. Expliquei que nascemos mais com serotonina (alegria) e com menos dopamina ( mau humor) e com a idade elas podem ir se igualando ou até ganhar a dopamina.

Cruz credo! Os "dopamilóides" são aqueles que nunca sorriem, acham a vida triste, não gostam de piadas, reclamam de tudo, não tem humor e falar a verdade são de encher o saco. Fujo de gente assim e até de mim mesma, se acordo algum dia com dopamina em alta.

Com a idade precisamos buscar objetivos, porque o dia a dia é massacrante e estressante. Aposentadoria para mim é uma coisa muito boa e merecida, mas aí vc pensa o que fazer por dia. Acho que é aí que bitolamos, não achamos o que bater papo, porque as novidades ficam restritas a seu mundinho que ficou menor.

É aí que eu digo que quero ficar velha e não antiga.

Se nos deixarmos abater daremos liberdade a dopamina e acabamos com a serotonina. Então vamo que vamo...

Aceitar é mesmo um bom termo para tudo. Se eu aceito, logo, vivo melhor comigo mesma e principalmente com os que são obrigados a conviver com a gente.

Li um livro "A inteligência hormonal da mulher" - Dr. Eliezer Berenstein, onde descobri um hormônio que não conhecia, a "ocitocina", onde descobri o porquê nunca um aluno discutiu comigo. Eu o tocava,pegando na sua mão, aí no livro eu entendi que toda vez que nos tocamos, ou abraçamos, exalamos a ocitocina que é um hormônio calmante.

Então vamos nos tocando, abraçando, enfim, termos mais afetividade que é pra não disparar a dopamina, ficarmos alegrinhos e deixarmos todos calminhos também.

No livro ele diz que "a melhor maneira é a consciência da ação desses hormônios para poder influênciá-los" e haja influência porque só na mulher tem 26 hormônios que muda humor e outras cositas mais.

Por isso sou louca para ver uma mulher na presidência com TPM, garanto que mandaria Sarney embora na hora, além de bater a porta com bastante violência na cara de todos e depois lá sózinha, choraria bastante, mas no dia seguinte já colocaria cada macaco no seu galho e não adiaria conversa para outro dia. Era ali mesmo e na hora!

3 comentários:

Unknown disse...

Como educador sempre disse: as crianças precisam é de toque.

Vamo que vamo, envelhecer é bom, a gente fica mais sábia ou sabiá, sabia? Ih engaguei.
Abraços

Ismênia disse...

Aí amiga, descobriu então que o equilíbrio sempre vence?
Equilibra aí (dopamina X ocitocina) e problema resolvido. bjs.

K. disse...

To com saudade da ocitocina que vc me provoca, mammy's.
hehehehehehe
bjbjbjbj