quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Declaração dos direitos do cuidador

Livro:
Retalhos do tempo
Autor: Dr. José Eduardo Soares Pinheiro

"1- Tenho o direito de cuidar de mim;
2- Tenho o direito de receber ajuda e a participação dos familiares, nos cuidados do idoso dependente;
3- Tenho o direito de procurar ajuda;
4- Tenho o direito de ficar aborrecido, deprimido e triste;
5- Tenho o direito de não deixar que meus familiares tentem manipular-me com sentimentos de culpa;
6- Tenho o direito a receber consideração, afeição, perdão e aceitação de meus familiares e da comunidade;
7- Tenho o direito de orgulhar-me do que faço;
8- Tenho o direito de proteger minha individualidade e interesses pessoais e minhas próprias necessidades;
9- Tenho o direito a receber treinamento para cuidar melhor do idoso dependente;
10- Tenho o direito de Ser Feliz!"

Todos os dias eu leio isso. Penso e tento colocar em prática. O que eu peço à Deus é que eu consiga fazer os últimos dias da minha mãe mais felizes. Por isso, mexeu com ela, a entristeceu, a desvalorizou, a desacatou...SUPER MÁRCIA, entra em ação.

Acho que se encontra a felicidade quando se doa por amor.

3 comentários:

Etapas disse...

Grande Dr. José Eduardo. Super Márcia, você descobriu a "mina de ouro" desfrute-a com calma e muita calma nessa hora. bjs

FREQUÊNCIA MODULADA disse...

E por pensar assim, agir assim, e criar formas para fazer os dias de sua mãe mais felizes ( e por consequência o seu também) que a sigo passo a passo, torço por vcs.E sei que muitas outras pessoas passam aqui diariamente para saber como esta sua mãe mas também para ler seus textos. Uma linda e alegre tarde e noite de quinta-feira.

Unknown disse...

Pois é... antes tarde do que nunca....BOM TER LIDO SEU TEXTO!
Todos os direitos mencionados neste texto, eu os senti violados, enquanto cuidava dos meus pais,
um por um ,me foram negados, ñ
quero passar a idéia
de uma auto-comiseração atrasada
agora, só me identifiquei com o que
li,pq isso tudo me foi cobrado,
sem dó nem piedade, princípalmente
pela negligência dos outros
responsáveis...
Mas, embora não fiz o que fiz
para receber recompensa, sei sem nenhuma falsa demagogia, que
Deus a tudo viu,e que
honrei meus páis como ensina a Palavra, e isso é mais do que compensador!!!!!
Glória a Deus!!!!
Aleluia!!!!!