sábado, 8 de agosto de 2009

Aprendendo com o "Alzheimer" de mamãe

Mamãe está morando comigo e veio com o diagnóstico de Alzheimer.

Chego a conclusão de que hoje em dia, tudo virou virose, gripe suína e em idoso Alzheimer.

Toma banho sózinha, somente com dificuldade de colocar roupa principalmente de frio. Usa o banheiro indo sózinha, come sózinha, lembra o horário e o canal da missa às 18 horas, não se esquece dos entes queridos, atrapalha somente se mora em Lucélia (58 anos) ou em Prudente (4 anos), o que é natural na mente dela porque foi muito feliz em Lucélia.

Chora muito por causa da morte do papai, mas quem não choraria, se foi seu primeiro namorado aos 15 anos e viveu BEM com ele até os 81 anos. No hospital quando ia vê-lo, ficavam de mãos dadas e dando beijinho na boca.

Quando a vejo chorar muito, tenho vontade de largar meu egoísmo de amá-la tanto e estar tão feliz de cuidar dela, que gostaria de ter um botão, poder apertá-lo e SEM SOFRER, mandá-la para perto dele, que é o que ela pede nas horas de tristeza e saudade.

Mas aí penso, nas horas alegres, quem eu tiraria para dançar comigo? quem cantaria o "carinhoso" comigo sabendo a letra toda? para quem eu cozinharia com tanto gosto sabendo que come tudo com vontade? para quem eu daria os remédios na hora certa para que ela melhore cada dia mais ? quem eu colocaria na cama, cobriria e pediria benção? Quem de manhã, eu daria graças à Deus que acordou, sendo que o meu pai, chamei e ele não acordou?

Mamãe não tem doença alguma que mate, como pressão alta ou diabetes, não tem dor alguma no corpo, não reclama de dor o dia todo, o intestino e a urina às vezes solta inesperadamente, mas combinamos aqui em casa que quem perceber que isso aconteceu deverá falar "vó fez FLORES", porque acho que tudo é cabeça, então na nossa é melhor "colher flores do que limpar merda".

Chego a conclusão de que mamãe pra mim, não é problema, e sim, solução para o meu "ninho vazio", meu egocentrismo, meu egoísmo, e me faz sentir muito mais útil nessa vida do que já sou, pois sempre procurei ser uma pessoa útil como professora, funcionária pública, mãe biológica e adotiva, tia, madrinha, vizinha e em tudo que precisarem de mim. Saúde tenho para todos.

Agora pergunto:
Onde entra a importância do dinheiro? No ralo, né? ELA é o meu tesouro e o meu bem mais precioso.

Não tem coisa mais gostosa e feliz nessa vida, do que você deitar cansada à noite na sua cama e ter o sentimento de dever e prazer cumprido.

Estou feliz!

8 comentários:

sonia disse...

E que mal ou bem vc tem um ser chamado MÃE...........
Márcia ,fiquei emocionada e feliz...um grande beijooooooooooooooooooooo a ela, que na falta da minha iamos eu e a Marly ve-la e sentiamos como que um pedaço na nossa mãe ainda estivesse viva............
um grande beijo sonia

Anônimo disse...

TESOURO?
SIM
PRECIOSO?
MUITO
Conheço seu sentimeno, pois também tenho um tesouro desse aqui ao meu lado.
Meu tesouro não fala mais meu nome, não em português, mas me chama pelo olhar, pelo sorriso, me puxa com uma mão estendida e pede beijo fazendo biquinho.
Essa comunicação é meu melhor combustível pra viver.
Dado por aquele que deu a felicidade de estar ao lado dela e também permitiu que essa doença invadisse sua memória. Por quê? Pra quê? Não importa, não mais.
A lição mais bela é que devemos DESFRUTAR cada segundo da brilho desses nossos tesouros.
Abraços,
De uma guardiã de tesouros...Assim como você.
Renata Belchior

Camis disse...

Oi tia Marcia, tudo bem? É a Camila amiga da Marisa.

Fiquei muito emocionada com o seu texto, também tenho uma vozinha que sempre esta precisando de cuidados e ajuda e vejo sempre os filhos tentando se "livrar" da responsabilidade de cuidar da mãe, ou porque têem outra família, ou porque têem outros compromissos e vendo a sua dedicação e carinho com a sua mãe, basta amar para querer estar junto e cuidar do que é mais precioso no mundo que é a nossa mãe e nossos filhos.
Adorei.
Bjus
Camila

FREQUÊNCIA MODULADA disse...

E esse tal de ALZHEIMER acaba aproximando mais ainda a sua mãe que ao lado do "Seu Morales" lhe deram tantas alegrias e também educação.E é esse tal de ALZHEIMER que a faz mostrar o seu mais puro sentimento´.Por essas e outras esse vazio que vc diz existir acaba se se voltando para ela que viveu 58 anos em Lucélia e outros 4 em Pres.Prudente.Quando a gente ama e tem esse amor para ser entregue A VIDA CONTINUA SE TRANSFORMANDO PARA O BEM

Unknown disse...

Oi Marcia,

Tem um premio para você no meu blog. Passe lá.

Abraços

Silvia disse...

Ola,Marcia
Hoje foi dignasticado alzheimer na minha mãe,não consegui assimilar ainda,passarei a noite em claro,com a certeza que naõ fugirei ao bom combate que será ajuda-lá a ter diguinidade merecida.
Abraços
Silvia

Anônimo disse...

Oi tia Márcia, estou emocionada... Espero aprender com seu exemplo de amor, para que um dia possa oferecer a minha mãe ao menos os raios desta iluminada lição, por tudo que vejo e aprendo como espectadora da sua luta e coragem. Sou sua fã. Amei a matéria.
Beijos,
Janaína

Charlotte Johnson disse...

Sou Charlotte Johnson, 65 anos, aqui em Alberta, Canadá. Com o novo remédio à base de ervas que comprei do Dr. James, o remédio à base de ervas, a África Ocidental, era minha única maneira de me livrar do meu Alzheimer, o remédio à base de ervas reverteu minha condição e aliviou todos os sintomas. No início, estava muito hesitante em falar sobre meu Alzheimer, mas espero que ainda possa ajudar alguém. Acho que esta será uma informação muito importante para todos os pacientes com Alzheimer, porque o elemento mais violento da sociedade hoje é a ignorância. Seja em qualquer condição, uma dieta saudável e remédios de ervas e raízes naturais do Dr. James são o caminho para uma recuperação rápida. Eu sofri de Alzheimer por muitos anos, lutei por recomendações médicas adequadas, cuidados e todas as formas de tratamento humano com pouca melhora. Passei por muitas noites sem dormir e por períodos de intensa tristeza, como a maioria das famílias. Fui recomendado por um amigo para usar o remédio de ervas do Dr. James para o meu Alzheimer com grande esperança e segurança. Eu nunca duvidei do meu amigo, mas para contatar o Dr. James. E comprei seu remédio de mistura de ervas que foi eficaz e finalmente sinto que meu Alzheimer desapareceu sem mais sintomas. Ele também me disse que conseguiu curas para doenças como doenças pulmonares, doenças renais, verrugas, transtorno bipolar, herpes zoster, HPV, ALS, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA, HIV / AIDS, vírus do herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, demência, câncer de pele, .Câncer testicular, Leucemia, HEPATITE A, B, C, Contate o grande em seu e-mail (DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM) Com medicamentos fitoterápicos Dr.James para o Alzheimer, confie em sua cura definitiva para o Alzheimer e você testemunhará como eu, obrigado a todos.