domingo, 20 de setembro de 2009

Essa vida...

Um ditado popular diz que "a vida é dura para quem é mole".

Tem gente que por qualquer obstáculo estaciona e faz aquele drama todo. Quando aparece uma única chance de "salvação", logo abandona tudo e prefere voltar a rotina chata e massacrante de antes.

Outros quando vê um obstáculo, encara-o e vai em frente. Já falei em um texto anterior sobre os resilientes.

Um amigo diz que "o futuro é o passado do avesso". A hora que eu acabar de escrever esse texto, já foi no passado. O presente é o aqui e agora. O futuro é daqui a pouco.

O meu presente agora enquanto escrevo esse texto, é minha mãe contando causos antigos pela milésima vez e eu opino sem estresse. Daqui a pouco no futuro ela contará o mesmo causo, mas tenho a temperança da bíblia, porque prefiro escutar e opinar do que vê-la chorar por um passado bem vivido, onde lembranças para o presente estão sendo transferidas para um futuro que ela não consegue imaginar nem sonhar.

Estará ela morta emocionalmente?

Sinto que meia parte dela morreu, mas dá para perceber que a vida mesmo triste em algumas horas, lhe reserva o direito de usufruir mais um pouco da família que ela construiu.

Agora mesmo está rindo e mandando minha cachorrinha sair do sofá pra ela deitar. Ficou feliz porque a cachorrinha obedeceu. Isso é presente.

Ela seria chata? E nós quando falamos mal de tudo, acordamos com a "macaca", quando estamos com TPM, quando implicamos com os namorados de nossos filhos? Quando reclamamos de dinheiro e nem nos damos tempo de pensar no que fazer sem ele? Conclusão: o ser humano é chato desde que nasce, por isso que chora, se fosse agradável, riria.

Acho que o problema do idoso viver de recordações é a falta de assunto para o momento. Vai falar do que? Não lê, não se interessa pela TV, não bate papinho em roda de amigos, só come, dorme, vai ao banheiro e só fica feliz de verdade quando faz "flores" e não tem que tomar purgante.

Idoso, planta, criança, bichos e natureza virou "material" de primeira importância. Queria saber os adultos quem e o que os defende ?Quais são nossos privilégios? Adulto fumante, coitado!!! Tem até a lei preconceituosa e humilhatória ( não sei se existe esse termo).

Adoro a história de um amigo que a casa noturna ESTIPULOU( se acham), que sairiam para fumar somente 20 pessoas. Tinham dezenove fumando e ele queria sair com a namorada, o que seriam 21. Depois de uma discussão, ele não teve dúvida, chamou a polícia. E ficou claro que dentro da boate não pode fumar, mas o fumante escolhe a hora que deseja fazê-lo, não estipulado por ninguém, saindo do local fechado. Acham que com essa lei eles podem MANDAR no fumante como se ele fosse um pecador ou um sujo na sociedade.

Temos que educar fumantes e não fumantes. Todos terão que saber como argumentar. Os fumantes terão que ter consciência de que não pode fumar em lugar fechado, pelo respeito a não fumantes. Se fossem todos conscientes assim, não precisaria de uma lei medíocre como essa. Os não fumantes teriam de lidar com esse problema de uma forma respeitosa lembrando do direito livre de cada um fazer do seu corpo o que quiser.

Ex-fumante quando se acha é o pior, chega a ser nojento.

Acho que está tudo errado. Quando envelhecemos perdemos a audição e a vista, mas devíamos ficar mudos. Não estou generalizando, mas melhora muito não nos tornarmos AMARGOS.

Uma vez li num cemitério uma frase que sempre digo, quando minhas filhas me corrigem "Já fui o que tu és e tú serás o que eu sou".

Essa é a vida. Boa para uns e horrível para maus humorados.

2 comentários:

Marísia disse...

MUITO LEGAL PINTAR A VIDA CONTINUE NOS CONTANDO AS HISTÓRIAS QUE SE PASSA NESTE NOSSO MURAL MUNDO...
ABRAÇOS
do http;//blogartescultura.blogspot.com
marísia

Ismênia disse...

Garooooota me arripiei com o:JÁ FUI O QUE TU ÉS E TU SERÁS O QUE EU SOU. Abraço