sábado, 5 de setembro de 2009

Você conhece? Tem prazer em conhecer?

Estou lendo o livro de Ana Beatriz Barbosa Silva, “Mentes Perigosas” – o psicopata mora ao lado e como tenho esse blog que é informativo também, decidi colocar algumas características de pessoas psicopatas, que certamente você conhece e não percebe que é uma vítima.

Lá vão:

“Um psicopata, quando “perde o controle”, sabe exatamente até onde ele quer ir, no sentido de magoar, amedrontar ou machucar uma pessoa. Apesar de tudo isso, eles se recusam a admitir que tenham problemas em controlar seu temperamento. Eles descrevem seus episódios agressivos como uma resposta natural à provocação a que foi submetido. Daí a se colocar como vítima de toda a situação é um passo muito pequeno!”

“Os psicopatas apresentam níveis de autocontrole extremamente reduzidos. São denominados “cabeça-quente” ou “pavio-curto” por sua tendência a responder às frustrações e às críticas com violência súbita, ameaças e desaforos. Eles facilmente se ofendem e se tornam violentos por trivialidades ou por motivos banais. Apesar de a explosão de agressividade e violência serem intensas, elas ocorrem em um curto espaço de tempo, após o qual os psicopatas voltam a se comportar como se nada tivesse ocorrido”

“Em geral os psicopatas afirmam, com palavras bem colocadas, que se importam muito com sua família (pai, mãe, irmãos, filhos), mas suas atitudes contradizem totalmente o seu discurso. Eles não hesitam em usar seus familiares e amigos para se livrarem de situações difíceis ou tirarem vantagens. Quando dizem que amam ou demonstram ciúmes, na realidade têm apenas um senso de posse como com qualquer objeto. Eles tratam as pessoas como “coisas” que, quando não servem mais, são descartadas da mesma forma que se faz com uma ferramenta usada”

“Vale ressaltar que o psicopata sempre vai revelar ausência de consciência genuína frente às demais pessoas: são incapazes de amar e nutrir o sentimento de EMPATIA”.

“É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos”

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DE UM PSICOPATA

- Mentiras freqüentes ( às vezes o tempo todo);

-Condutas desafiadoras às figuras de autoridade (pais, professores, etc);

-Impulsividade e irresponsabilidade;

-Baixíssima tolerância à frustração, com acessos de irritabilidade ou fúria quando são contrariados;

-Tendência a culpar os outros por erros cometidos por si mesmos;

-Preocupação excessiva com seus próprios interesses;

-Insensibilidade ou frieza emocional;

-Ausência de culpa ou remorso;

-Falta de empatia ou preocupação pelos sentimentos alheios;

-Falta de constrangimento ou vergonha quando pegos mentindo ou em flagrante;

-Dificuldade em manter amizades;

-Nos casos mais graves, podem cometer homicídio

“Os psicopatas geralmente dão respostas vagas, evasivas ou até inconsistentes quando são questionados sobre suas vidas. Suspeite de tais respostas e, se puder, procure confirmá-las”

“Se você já identificou um psicopata na sua vida, o único método verdadeiramente eficaz de lidar com ele é mantê-lo longe, bem longe de você. Fique com sua consciência limpa e tranqüila, pois você não estará ferindo os sentimentos de ninguém. Por mais bizarro que isso possa parecer, os psicopatas não se importam se serão magoados ou não. Isso por uma razão muito simples, eles não têm sentimentos para serem feridos. E se demonstrarem tristeza, tenha a convicção de que tudo não passa de encenação, puro teatro”

“Os psicopatas são habilidosos em inverter papéis e fingem sofrer. De algozes passam-se por vítimas com a maior tranquilidade”.

“Os psicopatas não amam seus cônjuges, isso não existe! Eles os possuem como uma mercadoria ou um troféu com os quais reforçam seus desejos de manipulação, controle e poder”

Bom, amigos, vocês identificaram com alguém que conheçam?

A única coisa que tenho a acrescentar no livro da Ana Beatriz, usando a petulância que me é peculiar, é que eles não têm coerência no que dizem a respeito de nada. Você nunca os entende e são vítimas o tempo todo. São os “coitadinhos”, mas os filhos que não prestam o marido que não presta a família que não presta os vizinhos que não prestam a casa que não presta a cidade que não presta o bairro que não presta, mas eles têm consciência de que eles também não prestam, porque choram o dia todo por eles mesmos. São ridículas com as coisas que falam e cismam. Os assuntos e a falta deles é desestimulador.

E você teve prazer em conhecê-lo?

Eu não! Sinto muito alívio de estar longe e “livre”!

9 comentários:

Unknown disse...

Conheço um psicopata que é educadíssimo,fala com todos com muito carinho e respeito.Entretanto, não titubiou em roubar o pai e a avó, únicas pessoas que realmente amam essa figura psicopata e ainda a defendem.
bjs. prima.Continue escrevendo.

Ismênia disse...

Vc já parou para pensar porque uma pessoa se torna psicopata? A maioria já nasce com esse gene que o caracterizará desse distúrbio tão triste. Mas as vezes é no próprio convívio familiar. E tem mais: Pais atenciosos e informados poderão transformar esse gene na cça para que se torne um adulto menos conflituoso. Parabéns! bjs.

K. disse...

Mammy', cada vez que vc aparece com estas coisas eu acho que to dentro.
Óia só:
“Os psicopatas apresentam níveis de autocontrole extremamente reduzidos. São denominados “cabeça-quente” ou “pavio-curto” por sua tendência (...) Apesar de a explosão de agressividade e violência serem intensas, elas ocorrem em um curto espaço de tempo, após o qual os psicopatas voltam a se comportar como se nada tivesse ocorrido”.

Eu faço isso, Mammy's. Tudo que retirei da frase eu num faço, mas o que sobrou eu faço. Serei eu "pessecopática", Mammy's bela?? Que meda! To fora.
Bjs bjs bjs...

Alda disse...

Marcinha,

Tenha compaixão!
Pegue esse livro de novo, confira direitinho e responda com urgência:
Psicopata é aquele que tem cem, cinquenta ou dez por cento desse conjunto de sintomas?

Não demore com a resposta porque dependendo da porcentagem, eu acho que me encaixo nesse cacho.

Bjs.

Anônimo disse...

Olá,bom dia!!! Meu nome é Aline tenho 26 anos e a 3 anos e meio me relaciono que um homem de 32...porem de uns tempos pra ka percebi que ele se encaixa em todos estes termos de psicopata!!!! Porem temos uma filha de 2 anos e meio,e ele nao tem sentimento nenhum por ela....nao brinca,nao beija,nao dar carinho como um pai nornal!!! O que faço??Como devo reajir??? Presciso de ajuda urgentementeeeeee!!!

Eliane disse...

Olá querida!
Fiquei feliz em encontrar teu blog, pois depois de sofrer profunda depressão por causa do meu esposo, descobri que ele é psicopata. Ele não é violento (por enquanto), mas os demais sintomas ele possui. Preciso de ajuda. Pretendo comprar todos os livros que tiver este titulo e lê-los para que eu mesma encontre uma solução.Já me separei, voltamos, mas ele está pior. Outras mulheres com quem ele se envolveu foram a loucura. Quando falei que estava estudando sobre a psicopatia, ele ficou nervoso. Tenta me ocupar para que eu não esteja na internet. Por favor fala alguma coisa para mim. Bjs! Eliane

Anônimo disse...

Boa tarde! A minha filha é psicopata, tenho sofrido muito com ela, mas parece q não aprendo, pq dps de tudo o q ela me tem feito eu ando sempre preocupada com ela (amor de mãe). Ela tem 27 anos. Ajudem-me por favor, queria criar uma 'barreira' para me desligar deste amor de mãe, porque sofro muito. Bjos e obrigada

Anônimo disse...

Não há cura para a psicopatia. Isso é fato. Ponto. Li o livro Mentes perigosas, faço terapia e tenho parentes psicopatas próximos e os que mantenho distantes. Tenho Colegas de trabalho psicopatas também. Eles mentem o tempo inteiro, fazem você se sentir culpado, fazem-se de coitadinho para sorrir no momento seguinte. As explosões emocionais tem um único propósito: te manter na linha, manipulando você. Podem ser sedutores, usando a sexualidade para te manter sempre perto e de "olhos vendados" para as ilusões que eles criam. Boa sorte para quem ainda não abriu os olhos de verdade.

Anônimo disse...

Tenho todos os traços de psicopata, mas sou consciente de tudo que faço, tentei procurar ajuda, mas as pessoas não acreditam, levam como brincadeira, só que de todos os tópicos falar que não amamos pode depender do nível de psicopatia, mas existe um grande medo de se magoar novamente, não é um assunto que pessoas com mente fechada possam entender, psicopatas são sim perigosos, podem não machucar fisicamente mas emocionalmente.