terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

E foi assim, tirando, tirando...















Caros amigos,
essa postagem começou porque fui contar para o Marcos que em 1976, o professor com a carga máxima, ganhava 20 salários mínimos por mês. Lembrei-me que eu por ter terminado a faculdade, nova e não ter idade para lecionar, continuei trabalhando na Mercedes Benz, onde ganhava $492,50 (salário mínimo), não lembro a moeda da época. E o professor do Estado ganhava mais de $ 8.000,00.

Disse também que em 1968, eu trabalhava num hospital e ganhava $90,00 - meio salário mínimo. Lembrei disso porque no primeiro salário comprei um relógio de $ 78,00 e depois fui pedir um sapato novo pra minha mãe. Vixi, que bronca que eu levei!

Depois fiz umas contas e mandei pro Marcos dizendo que então em 8 anos, de 1968 a 1976, o salário mínimo subiu aproximadamente 137% e fiz a pergunta: será que agora em 8 anos subiu essa mesma porcentagem? Teremos de pesquisar no Google.

Aí, como estou com a memória meio fraca por causa dos hormônios da adolescência - digo isso, porque não tenho sintomas da menopausa e ainda tenho espinhas -, pensei que se não conseguisse provar isso para o Marcos, diria que não encontrei. Não sou besta.
Mas consegui provar. Não tinha a carga integral.

Bom, as fotos dos holerites é só clicar nelas para ampliar, mas conforme o seu navegador, use o lado direito do mouse e escolha abrir link em nova janela (ou aba).
Isso até a Kika me telefonar e me corrigir, como sempre pra eu melhorar.
Bjs.

3 comentários:

Marcos Pessoa disse...

Márcia

Pelo que entendi, você ganharia naquela época o equivalente a US$ 480 (480 dólares). Vamos continuar nossa pesquisa para saber o que significava isso em termos de poder de compra.

Quando eu comprava livros nesta época, muitas vezes escrevia na parte interna deles a data da compra e quantos passes de ônibus conseguiria comprar com o valor gasto, às vezes colocava também preço de maços de cigarro.

Vamos continuar nossa busca para saber, quanto efetivamente você ganhava, comparativamente a hoje.

A pergunta é: quanto vale hoje aqueles valores que aparecem no hollerith de 1976?

Anônimo disse...

Formulário de Atualização de valores

Atualização de valores, através do Indice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas

Usando uma tabela existente no site da FEE (http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/servicos/pg_atualizacao_valores.php)chegamos ao seguinte: o valor do seu hollerith de agosto de 1976 atualizado para 1 de janeiro de 2009 daria que você teria hoje um salário igual a R$ 5.687,22.

Será que isso é verdade? Estou achando muita coisa... mas eles dizem que isso é a atualização do valor pelo Indice Geral de Preços da FGV até agora...

Areia Preta

Marcos Pessoa disse...

Atualização de $ 5.364,00 de 10-Ago-1976 para 10-Jan-2009 pelo índice IGP-DI.

Valor atualizado: $ 4.811,79

Memória de Cálculo


Variação do índice IGP-DI entre 10/08/76 e 10/01/09

Em percentual: -10,2948 %
Em fator de multiplicação: 0,897052

Observações sobre a atualização:
IGP-DI é um índice divulgado na forma de percentual mensal. A variação entre duas datas é calculada pelo acúmulo dos valores no período.

http://www.calculoexato.com.br/adel/indices/atualizacao/calc.asp