quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Interesse dos alunos? Ache um jeito professor

Durante anos ouvia falar que tínhamos que trabalhar perto da realidade dos alunos. Eu pensava, pensava e dizia, como? Até que eu entendi.
Se vc chegar na classe e disser página tal, hoje vamos estudar ácido desoxiribonucléico e no livro está escrito " encontra-se no núcleo da célula e produz cópias exatas de si mesmo". Ninguém entende e lògicamente não irão se interessar. A gente nunca se interessa pelo que não entende.
Aí se vc mudar e falar:Sabe como se chama o DNA do programa do ratinho?(eu sou antiga).Ácido desoxiribonucléico. Os alunos, como faz parte da vida deles a TV, além de prestar atenção, manda os colegas ficarem quietos.
Aí vc traduz o pedaço "encontra-se no núcleo da célula e produz cópias exatas de si mesmo", que é simplesmente como se em cada célula tivesse "foto" de nossos pais biológicos, por isso que até num fio de cabelo é possível descobrir o DNA.
Dessa forma o aluno entende, se interessa, conta até em casa sobre o que aprendeu.
"Menos és mas" como dizia meu professor.
Vc não se impõe dificultando a matéria, e sim, deixando-a de um modo que TODOS entendam.
Os alunos sempre gostarão da sua aula, porque ele aprende de fato e o que se aprende mesmo, fica para o resto da vida.
E o termo desoxiribonucléico é uma ótima palavra para se brincar de forca tb. Valeu!!!!
Bjs

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc vai ter de me ajudar, então. Até hoje eu confundo alhos e cara...cóis, mammy's. ADN, DNA... isso me mata ainda.