quinta-feira, 10 de maio de 2007

"Causos"

Lembrei-me com isso de um porteiro da minha escola, que todos os dias eu chegava às 20h00 para dar aula e a história era sempre a mesma, só que ninguém entendia. Ele todos os dias estava brigando no portão. Aí eu dizia: E aí Ferreira, tudo bom?

Esse cara, oh, parece que num sei. Pega o "vaio veio"(onibus Valo Velho) e vem fazer lorota na porta da escola. Passa batido oh meu, ocê parece que num sei...

Aí eu dizia: Ele fez isso Ferreira? Oh cara, não irrita o Ferreira, você viu o que você fez? E aí caíamos na risada e ele ficava mais nervoso ainda. Isso era TODA NOITE e do mesmo jeito que eu estou contando.

Mas esse Ferreira irritado, escrevia lá do seu jeito músicas românticas como ninguém...

OUTRO CAUSO

Acabei de assistir no canal cultura a entrevista do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita.

Pena que eu assisti só no final, mas percebi que ele acha que a problemática da Educação está no relacionamento de aluno e professor, sociedade, comunidade, e não adequando aulas e conteúdos à realidade de cada um.

Diz que o professor tem uma missão a cumprir que é a de tornar interessante suas aulas e retornar o aprendizado como algo que satisfaça e preencha o tempo da escola como agradável e real.

Na minha opinião acho que encontraram um dos caminhos.

Vou contar uma "historinha" para vocês.

Na padaria que eu freqüento todos os dias começou a trabalhar um moço que deveria ter uns 14 ou 15 anos. Quando entrei o cumprimentei e fiz o meu pedido que era de cinco coisas diferentes. Na hora que ele somou, a conta foi muito alta, e eu disse que não havia gastado tanto. Tentei ajudar o menino fazer a conta sem que o patrão visse.

O moço não sabia colocar os números um embaixo do outro.

O patrão que já estava de olho nele chegou perto e fez a conta, que realmente foi muito diferente o valor.

Perguntei ao moço que série ele estava. Respondeu-me que na 7ª série e eu falei:

-Você aprende na escola a achar o valor do X ?
-Sim senhora, respondeu-me.
-Você consegue aprender e achar esse valor?
-Nunca consigo.

Fui até o caixa e falei para o dono:
-Você vai mandar ele embora?

-Com certeza, já é a quinta conta que ele soma errado. Isso devia ser 9:00h mais ou menos.

Voltei para casa e me coloquei no lugar do menino. Como ele iria feliz para a escola, sendo que por causa dela, perdeu o emprego?

Naquele momento ele não precisava achar o valor do ?X? e sim do EMPREGO.

Nenhum comentário: