sexta-feira, 11 de maio de 2007

Conclusão Marcos Pessoa

Acho que aprendi aqui coisas sérias, serissimas:

a) Se não desse certo eu tentava de novo.

b) Se eles estivessem no corredor, ao invés de pedir que entrassem na sala, eu convidava os alunos que já estavam sentados a dar risadas bem altas. "Eles ouviam e vinham ver, curiosos, o que se passava". Será que eu era louca?

c) Sempre achei fundamental você ser “cúmplice” do aluno e não inimigo.

d) O eixo temático do planejamento poderia ser o sonho do aluno.

e)Ou seria pesadelo?: Ele pediu para falar para todos os professores que o seu pai precisava arrumar emprego pois estava desempregado há muito tempo e que estão passando fome.

f) Se me comprometi com a arte de ensinar, com certeza preciso primeiro conquistar os meus alunos. (Pensei: deveria ser como um cantor, ator, escritor, que faz tudo para ter um público. Parece que o professor tem um público cativo, que foi lhe dado de graça - ou seria de castigo? - e que ele não precisa agradar. Será que não são eles que fazem dele um professor?)

g)“Primeiramente, a minha escola é uma bosta. Segundamente, a professora de inglês é uma merda." Alguém aí acha que isso é mentira? Ele é um mentiroso e ingrato? Mas me digam outra coisa, se estamos tentando, se estamos querendo o bem dele com tanta força, que acontece então que ele nos acha uma bosta? Um desencontro....

h) Pensamos que isso que estamos fazendo é só um debate mas, se nos aprofundarmos, veremos que estamos dando uma aula “interdisciplinar” (opiniões diversas), com um único objetivo. Isso responde uma única questão da Márcia: O que te deixaria realmente feliz? Falar sobre isso que estamos falando, debater assim, sem nenhuma outra pretensão ou obrigação. Só queremos entender, colocar as idéias no lugar, acertar o passo.

Sim, já entendemos que há algo errado. É uma certeza isso. Estamos mergulhados na dúvida. É como se tivéssemos entendido que deveríamos deixar aquela antiga terra e nos atirássemos ao mar, num precário barco, em busca de dar à vista outra terra.

Aqui, nesse meio mole de mar, tendo atrás a terra firme renegada, com esse instrumento estranho, esse fórum que é um verdadeiro microscópio de mentes... será que aqui poderemos divisar lá longe pequenos detalhes da pompa que traz no bico um pedaço de verde? Esse verde que é fruto do amor entre a terra e o mar das águas?

Vejo sim, nos depoimentos sinceros que aqui estão, um índice do bom futuro. Devemos crer que melhoramos? Será que somos uma espécie que melhora (e se isso for verdade, estará certo que todas as outras espécies da terra só tendem a piorar, e aí se confirma a máxima dos católicos: deus foi parcial e escolheu, entres as milhares, uma única para vencer. E quando ela vencer o que fará com a taça?)

2 comentários:

Kika BR disse...

Pelamornideusi, Mammy! Tudo isso desde ontem? Cheguei aqui e nem reconheci tua casa nova. Que demais. Fiquei um tempão lendo tudo e lembrando de vc. Isso faz bem pra qualquer coração. To procurando te fazer o tal contador, mas vou ter de fazer com vc por fone. Amanhã a gente pode? Te amo muitão, dona Márcia Morales. Bjs mil.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu